Buscar
  • Ana Paula Guerra

Seu texto faz companhia para o seu leitor?

Nem só de palavras-chave vive o buscador. Todo mundo sabe que o Google trabalha como se fosse um vidente. A gente nem termina de inserir as palavras-chave e lá vem ele com a resposta (quase sempre) exata para qualquer dúvida.


Mas a bola de cristal do motor de busca mais acessado do mundo esconde uma série de técnicas e conhecimentos que vão muito além da correta aplicação das palavras-chave.


Claro, tudo começa com elas mas para que seu texto seja assertivo e conquiste de vez o Google, é preciso aplicar alguns elementos que podem levar o seu trabalho para o topo do ranking.


Saiba quais são:

Quando o público não quer ir embora

Se você quer realmente cativar o leitor, faça com que os recursos que compõem seu texto — programação visual, escrita criativa, fontes que facilitem a leitura, entre outros métodos — sejam uma companhia extremamente agradável.


Quando isso acontece, o público permanece mais tempo na sua página e isso faz com que o Google se apaixone. Afinal, percebe-se que seu conteúdo é de fato, envolvente porque vai além do uso correto das palavras-chave. Isso é contabilizado no Google Analytics.

Se o oposto acontece, o mesmo Analytics pode registrar uma alta taxa de reprovação, ou seja, as pessoas que acessam o blog não estão muito interessadas no texto e por isso, se retiram rapidamente.


Quando o público quer sair correndo

Alguns detalhes podem cooperar para que isso aconteça: 1) incoerência entre o título e o conteúdo do texto, que pode causar frustração no leitor; 2) adaptabilidade para os celulares e tablets: se a programação visual não for responsiva a todos os meios de acessibilidade, de nada adianta um texto atraente; 3) criação de URLs favoráveis à leitura de cada texto.




Encadeamento de links

Você quer ir a um médico especializado em nutrição. Você pergunta a um amigo, que lhe indica um profissional conhecido e respeitado na área. Da mesma forma funciona o encadeamento de links no Google.


Se uma página reconhecida adiciona um link para outra página, significa que existe uma recomendação mais que positiva: a mesma qualidade da página inicial é oferecida ao leitor. Mais um motivo para conquistar o topo do ranking no buscador.


Muitas parcerias são criadas a partir dessa estratégia. Aliás, as palavras-chave adequadas, nesse caso, seriam relacionamento e colaboração. Uma convivência amigável com um "compadre" de negócios pode garantir uma amizade bastante proveitosa para ambos.


10 visualizações